
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Capim Grosso – FCG é o órgão responsável pela condução dos processos de avaliação interna da instituição, em conformidade com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004.
A CPA tem como objetivo promover uma cultura permanente de autoavaliação, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade do ensino, da gestão e dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, tanto nas modalidades presencial quanto a distância (EAD).
A CPA da FCG atua de forma autônoma e é responsável por:
A Instituição é avaliada pelos professores, alunos e funcionários. Comunidade acadêmica interna e externa.
A CPA utiliza da Ouvidoria, através do atendimento individual ou em grupo de alunos, professores e funcionários;
Aplicação de formulários avaliativos para alunos, professores e funcionários;
Toda a comunidade acadêmica beneficia-se da auto - avaliação na medida em que adquire informações para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada.
A CPA contempla as especificidades de cada modalidade de ensino oferecida pela FCG:
Dessa forma, a CPA assegura que tanto os cursos presenciais quanto os EAD mantenham os mesmos padrões de qualidade e compromisso institucional da Faculdade Capim Grosso.
A Comissão é formada por representantes dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil, garantindo pluralidade de visões e transparência nos processos avaliativos.
Cada modalidade (Presencial e EAD) possui seus membros específicos, designados por portaria institucional, respeitando as diretrizes do SINAES e a autonomia da CPA.
CPA – FCG Presencial
CPA – FCG EAD
Os relatórios de autoavaliação institucional elaborados pela CPA são instrumentos fundamentais para o aprimoramento da FCG.
Eles são disponibilizados à comunidade acadêmica e encaminhados aos órgãos reguladores, servindo como base para planejamento, credenciamento e recredenciamento institucional.




